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sábado, 29 de maio de 2010

Saiba mais: Target-cost


A atmosfera dos negócios tem se tornado cada vez mais competitiva. Com isso, as empresas buscam ferramentas que auxiliem a sua sobrevivência no mercado. Assim, os preços passam a ser de fato, um regulador de demanda e oferta. Sendo decisivo no momento da escolha do cliente pela empresa de quem irá comprar.

Target significa alvo. Target-cost significa custo-alvo. Em outras palavras é o custo que se pretende atingir na produção de um determinado bem ou serviço.


O target-cost é uma metodologia desenvolvida no Japão, em que os preços não são formados pelos custos, os custos são definidos por um preço de venda já “pré-determinado” pelo mercado, de forma a garantir a margem de lucro pretendida.


O lucro é o que garante a sobrevivência da empresa. Por isso, o Target Cost é aplicado em empresas que visem lucro e que desenvolvam bens ou serviços em mercados de grande competitividade.


Principais características:
- custo determinado pelo mercado;
- interação de toda a empresa;
- planejamento a longo prazo dos custos e dos lucros.

O objetivo principal do custeio-alvo é a redução dos custos sem comprometimento da qualidade do produto, de forma a garantir a competitividade e os lucros da organização. De acordo com Monden (1999), os objetivos do target costing são determinados da seguinte forma:

1. Reduzir os custos de novos produtos de maneira que o nível de lucro requerido possa ser garantido, ao mesmo tempo em que os novos produtos satisfaçam os níveis de qualidade, prazo de entrega e preço exigidos pelo mercado.
2. Motivar todos os funcionários a alcançar o lucro-alvo durante o desenvolvimento de novos produtos para obtenção de preço que seja competitivo no mercado, e que garanta, ao mesmo tempo, lucro para a organização.

Pode –se compreender que para o sucesso do target cost é necessária a interação da empresa como um todo: na própria cultura organizacional para que a empresa mantenha a competitividade e o espaço conquistado no mercado, estando sempre vigilante ao ambiente externo.


Quer saber mais sobre Target-cost?
Acesse o link abaixo:



Bibliografias sugeridas:
MONDEN, Yasuhiro. Sistemas de Redução de Custos – Custo-alvo e Custo Kaizen
SAKURAI, Michiharu. Gerenciamento Integrado de Custos
SILVA, Luiz Ramos, Custeio Alvo (Target Costing), Você sabe o que é?



Fontes:

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