Para você que ainda acha que a contabilidade é um desafio...

Esse blog trata da Contabilidade Gerencial de uma forma descomplicada. São postados notícias, pesquisas, exercícios de concursos, enfim tudo o que puder auxiliá-lo a vencer esse desafio.

sábado, 29 de maio de 2010

Mais Exercícios



Por Bernardo Cherman






ESAF/Técnico de Controle Interno – Piauí/2001) De acordo com o princípio da oportunidade,


a) as variações no patrimônio devem ser registradas no momento mais conveniente para a empresa.

b) o reconhecimento dos fatos contábeis depende da certeza de sua ocorrência.

c) é indispensável conhecer com precisão o valor das alterações que afetem o patrimônio.

d) podem-se utilizar, no registro das transações, os valores mais adequados aos objetivos da empresa.

e) devem-se reconhecer contabilmente fatos prováveis, ainda que baseados em estimativas.


Comentários:De acordo com o princípio da oportunidade, o registro do patrimônio deve ser imediato independente das causas de que as originaram. Desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência. O registro deve ensejar o conhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da Entidade, em um período de tempo determinado, base necessária para gerar informações úteis ao processo decisório da gestão.Resposta: E


(ESAF/AFRF/2002) Abaixo estão cinco assertivas relacionadas com os Princípios Fundamentais
de Contabilidade. Assinale a opção que expressa uma afirmação verdadeira.


a) A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão, mas não constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade.
b) O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, exceto no caso de sociedade ou instituição, cujo patrimônio pode confundir-se com o dos sócios ou proprietários.

c) Da observância do Princípio da Oportunidade resulta que o registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da Entidade, em um período de
tempo determinado.
d) A apropriação antecipada das prováveis perdas futuras, antes conhecida como Convenção do Conservadorismo, hoje é determinada pelo Princípio da Competência.
e) A observância do Princípio da Continuidade não influencia a aplicação do Princípio da Competência, pois o valor econômico dos ativos e dos passivos já contabilizados não se altera em função do tempo.


Comentários:
Alternativa”a”: Não há a exceção citada na alternativa.
Alternativa “b”: Como no caso anterior, não existe a exceção citada.
Alternativa “d”: O princípio relacionado à afirmativa é o da Prudência.
Alternativa “e”: De acordo com a CFC 750: A observância do Princípio da Continuidade é
indispensável à correta aplicação do Princípio da Competência, por efeito de se relacionar à
quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado
importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado
Resposta: C


(ESAF/AFRF/2002) Assinale a opção que apresenta uma afirmativa incorreta.


a) Reservas de Capital representam, genericamente, acréscimo ao Patrimônio Líquido que não transitam pela conta de resultado da companhia nem são provenientes de reavaliação de ativos.
b) Reservas de Lucros representam, genericamente, a retenção de parcelas provenientes de ganhos, com o objetivo de preservar o Patrimônio Líquido de uma sociedade.
c) A depreciação dos bens representa a diminuição de seu valor em conseqüência do desgaste pelouso, ação da natureza ou obsolescência.
d) Reservas de Lucros representam, genericamente, a retenção de parcelas provenientes dos ganhos da entidade, com o objetivo de preservar o patrimônio líquido para posterior destinação.
e) Um imóvel que a diretoria não tem intenção de vender e que é alugado a terceiros, por não ter emprego na exploração da atividade da empresa, deve ser classificado como ativo permanente imobilizado.


Comentários:
A alternativa incorreta é a letra “e”. Se o imóvel não tem relação com o objeto da companhia,
deve ser classificado em investimentos.
Resposta: E

Apresentamos abaixo cinco frases relacionadas com o ativo permanente, sendo quatro verdadeiras e apenas uma falsa. Assinale a opção que contém a assertiva errada.


a) Depreciação é a importância correspondente à diminuição do valor dos bens do ativo, resultante do desgaste pelo uso, ação da natureza e obsolescência.
b) Exaustão é a importância correspondente à diminuição do valor dos recursos naturais, minerais e florestais, resultante de sua exploração.
c) Amortização é a importância correspondente à recuperação do capital aplicado na aquisição de
direitos, cuja existência ou exercício tenha duração limitada.
d) Reparos são serviços que recolocam o ativo em condições normais de operação e que adicionam vida útil ao ativo, não sendo considerados despesas do exercício.
e) Manutenção refere-se a serviços regulares e periódicos efetuados para prevenir contra a necessidade constante de reparos ou consertos e que não adicionam vida útil ao ativo e são considerados despesas do exercício.


Comentários:
Os gastos de manutenção e reparos são os incorridos para manter ou recolocar os ativos em condições normais de uso, sem com isso aumentar sua capacidade de produção ou período de vida útil. São geralmente tratados como despesas. (Quando o prazo de vida útil ou capacidade produtiva do bem aumentam, é chamado de melhoria)
Resposta: D

(ESAF/TRF/2002) Abaixo estão cinco afirmativas relacionadas com o Balanço Patrimonial. Assinale a opção que expressa uma afirmação falsa.

a) As duplicatas descontadas, cujos vencimentos ocorrerem após o encerramento do exercício social seguinte ao do balanço, formarão conta redutora do ativo realizável a longo prazo.
b) As sociedades podem valer-se da constituição de reserva para contingências para enfrentar a quitação futura de seu passivo trabalhista.
c) São coligadas as sociedades quando uma participa com 10% ou mais do capital social da outra, sem controlá-la.
d) Consoante o critério de avaliação das contas, no ativo circulante, os direitos realizáveis compreendem as contas representativas de disponibilidades, bens, direitos ou valores a receber.
e) Consideram-se ativo diferido as aplicações de recursos em gastos que contribuam para a formação do resultado de mais de um exercício social.


Comentários:
A alternativa “a” está correta já que se as duplicatas descontadas se realizarem após o final do exercício seguinte deverão ser classificadas no ARLP (se antes do final do exercício seguinte; no circulante) A alternativa “b” não está de todo errada apesar de ser melhor constituir uma provisão para contingências ao invés de reserva. A reserva de contingência é constituída para cobrir perdas julgadas prováveis e cujo valor possa ser estimado. Não parece ser o caso de passivo trabalhista.
A alternativa “c” está correta. Coligadas são as sociedades em que a investidora participa com 10% ou mais de seu capital social sem controlá-la.
A alternativa “d” está incorreta. Não podemos considerar disponibilidades como direitos realizáveis pois as disponibilidades já estão realizadas (disponíveis).
A alternativa “e” está correta. È a definição do ativo diferido
Resposta: D

(ESAF/Técnico de Controle Interno – Piauí/2001) Estão excluídas do campo de aplicação da Contabilidade


a) as reuniões de pessoas sem organização formal, ausência de finalidade explícita e inexistência de quaisquer recursos específicos.
b) as sociedades não registradas ou que não possuam atos constitutivos formais.
c) as entidades que explorem atividades ilícitas ou não estejam autorizadas a funcionar.
d) as organizações estrangeiras que tenham sede no exterior.
e) as pessoas jurídicas dispensadas pelo Fisco do cumprimento das obrigações relativas à escrituração.


Comentários:
Não há contabilidade onde não há patrimônio.
Resposta: A

Pelo princípio da oportunidade, mesmo que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais não deve ser feito, especialmente na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.

Comentários: Errado. Desde que devidamente estimável, o registro das variações patrimoniais
eve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.


O sistema de contas corresponde a uma estrutura organizada das contas que podem ser utilizadas para registro das operações de uma entidade, que é elaborado respeitando-se as particularidades dela e atendendo-se às suas necessidades gerenciais, societárias e fiscais.


Comentários: Certo. Esta é a definição do sistema de contas.



Fonte: http://www.slideshare.net/Padme/apostila-contabilidade-geral-127-exercicios-resolvidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário