Para você que ainda acha que a contabilidade é um desafio...

Esse blog trata da Contabilidade Gerencial de uma forma descomplicada. São postados notícias, pesquisas, exercícios de concursos, enfim tudo o que puder auxiliá-lo a vencer esse desafio.

sábado, 29 de maio de 2010

Contabilidade Gerencial e Gestão Administrativa


Por: Gabriela Aparecida


Não importa o tamanho da empresa, as decisões gerenciais precisam ser fundamentadas. Mas fundamentadas em que?

As ferramentas de gestão empresarial são utilizadas no processo decisório como forma de melhorar a qualidade, reduzir os custo e aumentar a rentabilidade da empresa. Diversas são as ferramentas que possibilitam uma gestão eficiente eficaz. Neste post trataremos da Contabilidade Gerencial como uma dessas ferramentas.

Os gestores estão sempre perante situações em que devem decidir sobre as melhores estratégias de gerenciamento. A Contabilidade Gerencial é o instrumento que auxilia o gestor no processo de decisão. Pois, fornece amparo para as empresas, as prepara para enfrentar o cenário econômico do país e informa sobre a situação de sua empresa no mercado externo.

No Brasil, principalmente nas Micro e Pequenas Empresas (MPE) existem muitos gestores que não se preocupam com área econômico-financeira da empresa, não se interessam em conhecer e analisar os relatórios contábeis. Esses empresários têm baseado as suas decisões apenas na experiência, no felling. No entanto o alto índice de mortalidade das MPE antes de completar 02 (dois) anos de vida, SEBRAE (2006), demonstra que entre outros fatores, “o baixo índice de utilização de técnicas administrativas por essas empresas” tem sido determinante para a mortalidade dessas empresas (IOB, 2005, p. 01).

A falta de visão da Contabilidade Gerencial como instrumento de gestão tem levado diversas empresas a enfrentar dificuldades econômicas, de gestão e controle, que poderiam atenuadas com a utilização de técnicas administrativas. Compreendendo a Contabilidade Gerencial como aliada no processo decisório é possível gerir melhor a organização, garantindo assim o seu sucesso.

Hoje mais do que nunca as organizações precisam de uma boa administração. A Contabilidade traz o controle como principal ferramenta para manter a saúde financeira. Sem ela, não há dados e sem dados não possível a elaboração de relatórios que auxiliem na interpretação da situação da empresa, o que impede uma tomada de decisão coerente, sustentada e mais segura.

Compreendendo...

A partir do momento que o empresário começar a entender os princípios básicos da contabilidade já terá condições de sanar alguns problemas dentro da sua empresa. No entanto, para que de fato a contabilidade seja uma ferramenta gerencial dentro da organização é indispensável que o gestor tenha dados confiáveis.

É muito comum, principalmente em empresas familiares, a fusão da pessoa jurídica com a pessoa física, o proprietário. Para que os dados sejam confiáveis é necessário que a empresa seja uma entidade distinta do proprietário e que todos os seus movimentos de saída, entrada sejam metodicamente registrados.

A partir desses dados, o gestor terá a sua disposição as informações necessárias para tomar suas decisões em busca da saúde financeira da organização. Os relatórios que são mais empregados são a Demonstração de Resultados e o Balanço Patrimonial.

Demonstração de Resultados:
A Demonstração de Resultados é mapa que mostra a forma como se atingiram os resultados num determinado período e quais foram os Custos e os Proveitos ao longo desse período de tempo (um ano, um mês, um semestre).

Balanço Patrimonial:
O Balanço Patrimonial é demonstra o valor patrimonial da empresa naquele momento. Apresenta aquilo que a empresa tem e que pode utilizar e quanto a empresa deve num determinado momento; a diferença entre o que a empresa tem e o que deve representa o seu valor.
De posse desses relatórios o empresário poderá avaliar a situação de sua empresa e determinar ações de curto e médio prazo, objetivando eficácia e lucro.
Para uma decisão fundamentada o gestor deve responder as seguintes questões com base nos dados contábeis:

· A empresa está dando lucro ou prejuízo?
· O capital empregado está sendo remunerado satisfatoriamente?
· A empresa deve continuar nas condições atuais ou precisa ser ampliada?
· O foco dos negócios está correto ou deve ser mudado?

Para responder a essas questões o gestor deve inicialmente coletar os dados junto ao histórico financeiro da empresa e a partir destes elaborar relatórios gerenciais que possibilitem um diagnóstico inicial. Com o diagnóstico preliminar em mãos o empresário poderá ampliar a sua base de dados, analisando anos anteriores por exemplo. No fim de todo esse processo será possível apresentar alternativas para a solução dos problemas detectados.

A utilização da contabilidade por meio de vários instrumentos integrados fornece um quadro da situação e possibilita o diagnóstico que fundamenta o processo decisório, minimizando as falhas.


Esse processo pode ser utilizado tanto para solução de problemas detectados que prejudiquem a saúde financeira da empresa, quanto para se verificar a viabilidade de novas ações a serem implementadas.


Este post demonstra que a falta de conhecimento da utilidade contábil prejudica a empresa e aumenta consideravelmente os riscos do empreendimento.


Quer saber mais sobre Contabilidade Gerencial e como ela pode auxiliar o seu empreendimento ou tem alguma experiência que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário